sábado, 5 de outubro de 2013

Três Marcas da Igreja Primitiva a serem adotadas hoje

Texto: Atos 4: 32-35

Introdução: Ilustração do homem seguro a uma arvore cheia de espinhos

Elucidação: O livro de Atos escrito por Lucas, endereçado a Teófilo que pode ser uma pessoa ou a junção de duas palavras gregas que significa Teo (Deus) Filo (filo), alguém que ama a Deus, é o único livro histórico do N.T, relata o inicio da igreja cristã e os feitos dos apóstolos, tem como mensagem o poder do Espírito Santo para executar a obra, Atos 1:8, O capitulo 4 conta sobre a prisão dos apóstolos sua libertação, relata o fato da igreja que estava em oração e a comunidade cristã onde extrairemos algumas características apresentadas pela igreja e que devem ser cultivada nos dias atuais. 
Quero Chamar atenção dos irmãos para os versos
vv 32a - A multidão dos que creram era um o coração e a alma:
1)   Unidade : O primeiro ensinamento  que a igreja primitiva nos traz é a busca de unidade, entendemos que ao declarar era um só coração uma só alma, relata uma ligação corpo e espírito, eles viviam em sintonia com os ensinamentos de Jesus, por que não citar João 17, em sua oração sacerdotal o evangelista declara que esperava que os apóstolos fossem um como ele era com o pai e o desejo de Jesus para os apóstolos é o mesmo para sua igreja.
Frase: “Unidade significa dar às pessoas o direito de tocar sua própria música, em seu próprio acorde, desde que estejam em harmonia com a visão de Deus” Tommy Tenney  “O amor que nos une é maior que o que tente nos separar” Anonimo

Textos de Apoio:
a)   "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"  (Efésios 4 : 13)
b)   "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."  (Efésios 4 : 3)
c)   "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também."  (I Coríntios 12 : 12)
d)   "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim."  (João 17 : 23)

O efeito da Unidade:
vv 32b – Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía, tudo porem lhes era comum
a)   Desapego dos bens materiais
b)   Prática da caridade e misericórdia
c)   Fortalecimento dos laços de Amor

vv 33a – Com grande poder davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus,

2)   Testemunho: Homens que foram instruídos por Jesus, receberam sua mensagem do reino creram e começaram a pregar, uma vida transformada pelo poder de Deus, trazendo uma nova forma de interpretação das leis e dos ensinamentos mosaicos, deixando de lado a hipocrisia, mentira, maldade e tantas outras coisas que os cercavam cumprindo seus compromissos com os necessitados e sua dedicação ao Senhor, assumem o papel de embaixadores do reino gozando dos privilégios e deveres de cada um.
Frase: “Testemunho não é sinônimo de autobiografia. Quando estamos realmente testemunhando, não falamos de nós mesmos, mas de Cristo” John Stott . “De cem homens, um lerá a Bíblia; 99 lerão o cristão” D L Moody
Textos de Apoio:
a)   "Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios."  (Atos 14 : 3)
b)   "Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio."  (Atos 16 : 2)
c)   "Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,"  (Atos 26 : 22)
d)   "Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra."  (I Timóteo 5 : 10)

O Efeito do Testemunho
vv 33b – “...e em todos havia abundante graça”
a)   Estavam cheios do Espírito Santo
b)   Venciam os desafios por meio da fé
c)   O ministério estava sendo marcado pelos sinais.
vv 34  Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
3)  Amor: O idioma grego traz basicamente três palavras para descrever o amor, filos ou amor fraternal , heros ou amor entre sexos opostos e o  agapi o amor incondicional, o ultimo era o que os discípulos e novos convertidos estavam experimentando, os que mais tinham dividiam com os que nada possuía. Quando falamos do amor agapi falamos de algo inexplicável, não precisa de motivos para atitudes d amor serem tomadas, não se busca recompensa apenas se ama e Jesus em todo seu ministério o que ele mais ensinou foi AMAR.
Frase: “Se o amor é autodoador, então inevitavelmente é vulnerável à dor”. John Stott
O amor cristão não é vítima de nossas emoções, mas servo de nossa vontade”. John Stott
O amor arde como fogo, e sobrevive à base de calor. O ar que a verdadeira experiência cristã respira e o pão de que ela se alimenta são feitos de chama. E ela suporta qualquer coisa, menos uma chama fraca. E quando a atmosfera que a cerca é fria ou morna, morre congelada ou à míngua. Não há oração verdadeira sem chamas E M Bounds
Textos de Apoio:
a)   "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."  (I Coríntios 13 : 2)
b)   "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."  (Romanos 13 : 8)
O Efeito do Amor
vv 35  E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
1)   Venceram a desigualdade social
2)   Venceram a fome espiritual
3)   Venceram a fome material
CONCLUSÃO: Precisamos adotar princípios que nos aproximarão do Senhor e a igreja primitiva nos traz a UNIDADE, O TESTEMUNHO E O AMOR como MARCAS a serem seguidos em nossos dias para estarmos mais próximos de Jesus, fazendo a vontade de Deus e sua obra, levando cada dia mais pessoas ao conhecimento de Jesus.

Pastor Sebastião Luiz Chagas