domingo, 13 de outubro de 2013

CONSELHOS DO APÓSTOLO PAULO A UMA IGREJA QUE QUER DEIXAR MARCAS E NÃO MANCHAS

ESBOÇO DA MENSAGEM MINISTRADA NO
 ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO EM 208 – ÁGUA DA VIDA – 12/10/2013
TEXTO: 1 Ts 5: 12- 22
INTRODUÇÃO:
                              Frase:
                                       “A igreja do Senhor Jesus é chamada para deixar marcas e não manchas”.
ELUCIDAÇÃO:
                Tão ansioso estava Paulo que quando se encontrou com Timóteo em Atenas, enviou-o de volta a Tessalônica para solicitar as informações sem as quais não tinha descanso (1 Tessalonicenses 3:1-2; 5; 2:17). Que notícias trouxe Timóteo? Havia notícias boas. O afeto dos Tessalonicenses por Paulo era mais forte que nunca; e se mantinham firmes na fé (1 Tessalonicenses 2:14; 3:4-6; 4:9-10). Eles eram efetivamente "sua glória e sua alegria" (1 Tessalonicenses 2:20). Mas também havia notícias que causavam inquietação.
(1) A pregação da Segunda Vinda tinha produzido uma situação anormal; o povo tinha deixado de trabalhar e abandonado todas as empresas ordinárias da vida para esperar a Segunda Vinda numa espécie de histeria expectante. Paulo lhes diz que se mantenham tranqüilos e que continuem suas tarefas ordinárias (1 Tessalonicenses 4:11).
(2) Estavam preocupados com o que aconteceria aos que tinham morrido antes da Segunda Vinda. Paulo lhes explica que os que dormiram em Jesus não perderão nada da glória (1 Tes. 4:13-18).
(3) Existia uma tendência a desprezar toda autoridade legal; a inclinação grega à discussão fazia com que a democracia estivesse sempre em perigo de degenerar (1 Tessalonicenses 5:12-14). (4) Continuamente existia o perigo de recair na imoralidade. Era difícil esquecer o ponto de vista de gerações e escapar ao contágio do mundo pagão (1 Tessalonicenses 4:3-8).
(5) Havia ao menos algum grupo que difamava a Paulo. Sugeriam que Paulo pregava o evangelho pelo lucro que podia receber (1 Tessalonicenses 2:5, 9); e que era algo assim como um ditador (1 Tessalonicenses 2:6-7, 11).

CONSELHOS DO APÓSTOLO PAULO A UMA IGREJA QUE QUER DEIXAR MARCAS E NÃO MANCHAS
1)      OBEDIENCIA A LIDERANÇA E UMA VIDA DE PAZ
2)      ATITUDES PARA COM OS IRMÃOS
a)      Exortando
b)      Admoestando os insubmissos
c)       Consolando os desanimados
d)      Amparando os fracos
e)      Longânimos para com todos
3)      LUTAR PELA PAZ E BOA CONVIVENCIA NA IGREJA
4)      REGOZIJAR SEMPRE
5)      ORAR SEM CESSAR
6)      DAR GRAÇAS EM TUDO
7)      TER ACESSOO FOGO DO ESPIRITO
8)      CULTIVAR OS DONS ESPIRITUAIS
9)      ANALISAR TODAS AS COISAS
10)   FUGIR DE TODA FORMA DE MAL.

CONCLUSÃO: Hoje a igreja celebra mais um ano como congregação em 208 e com certeza venceram desafios mas sabemos que outros virão  e que deverão ser vencidos também, com atitudes que marquem este bairroe a vida da igreja.