quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CINCO CONSELHOS DO APÓSTOLO PEDRO AS IGREJAS DA ASIA - ESBOÇO MENSAGEM DE DOMINGO

CINCO CONSELHOS DO APÓSTOLO PEDRO AS IGREJAS DA ASIA
Texto: 1 Pe 5:
5:5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.   5:6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;   5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.   5:8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;   5:9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.   5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.   

O apóstolo Pedro, escrevendo as igrejas da Ásia com a intenção de alertar, para a grande perseguição que viria sobre a igreja de Jesus Cristo deixa alguns conselhos, queremos de forma rápida enumerar, para uma aplicação em nosso dia a dia.

O primeiro conselho deixado pelo apóstolo, QUE OS JOVENS SEJAM SUBMISSOS AOS MAIS VELHOS. Um chamado a obediência aos jovens e quando fala-se nesse assunto podemos dizer que a obediência começa em casa, não adianta ser uma benção na igreja e não ser em sua própria casa, não adianta obedecer pastores e lideres, se não obedece os próprios pais, pois, honrar que é o quarto mandamento e o 1° com promessa, e obedecer é uma forma de honrar, partindo deste ponto serão benção na igreja e onde quer que andarem. Olhando os dias atuais quantos jovens perdendo a liberdade e outros perdendo a vida por não obedecer aos mais velhos. Quer ser benção? Obedeça. 

O segundo conselho deixado pelo apóstolo SEJAM HUMILDES UNS COM OS OUTROS, hoje as pessoas estão se prendendo muito ao “eu tenho”, seja bens, seja dons, quão maior a conquista somos levados a um status maior, com isso corremos o risco de ficarmos soberbos e em alguns casos acharmos que somos mais que alguém e o apóstolo alerta para que não venhamos a cair neste erro, chamando atenção pois o próprio Deus resiste a atitudes assim, mas ao humilde Ele exalta.

O terceiro conselho é DESCANSAR NO SENHOR, lançando em Deus toda nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós, lendo este versículo lembra a ansiedade dos crentes de  Tessalônica para a segunda vinda de Jesus, aquele povo deixou de fazer as coisas, abandonaram trabalho família e ficaram esperando, colocou na mão de Deus espera descansa pois Deus tem um tempo determinado para todas as coisas, pois é ele quem cuida de nós, não adianta ficar comendo unha, pois nada vai acontecer fora do tempo.


O quarto conselho é SOBRIEDADE E VIGILÂNCIA,  o que é ser sóbrio, entenderemos melhor se fizermos uma relação com homens embriagados, podemos dizer que, o que não tem sobriedade tem visão turbado,  vive cambaleando perde a consciência, tem suas atitudes duvidosas, quando Pedro fala em ser sóbrio ele fala em ser consciente, atento, visão focada de atitudes claras, nos deixando atentos e  vigilantes pois grande são os ataques sofridos pelos cristãos e a vigilância deve fazer parte constante em nossas vidas, pois assim estaremos atentos as nossas próprias atitudes.

O quinto conselho RESISTI NA FÉ, é um chamado a perseverança não desistir em meio aos desafios e dificuldades enfrentadas, sabendo que, não somos os únicos com problemas, que muitos irmãos também sofrem. Estar firme o levara a solução dos seus problemas, pois aquele que te chamou é fiel.

Conclusão: Quando seguimos este conselho o Senhor nos APERFEIÇOA, CONFIRMA E FORTALECE.