segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PERDÃO A CHAVE DO CÉU


TEXTO: Mateus 6: 14-15
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

INTRODUÇÃO:
Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar Francis Bacon
Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe. Tertuliano
As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo. Benjamim Frankilin
O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte. Gandhi
Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. William Shakespeare
Os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono. Augusto Cury
Errar é humano, mas também é humano perdoar. Perdoar é próprio de almas generosas. Platão
A raiva te torna menor, enquanto o perdão te força a crescer além do que você era. Carter Sttot
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Jesus Cristo

ELUCIDAÇÃO: O capitulo 6 de Mateus é parte do Sermão de Monte, que é um conjunto de orientações que determinam um viver autentico diante Deus podemos considera-lo como um código de conduta, mostrando-nos como viver nesta terra e como herdaremos a vida eterna, após orientar os discípulos de como se deve orar Jesus entra em um assunto polemico e que deve ser analisado a luz da bíblia para que pensamentos pessoais não tomem lugar a vontade de Deus em nossas vidas. E para isso vamos definir o que  é perdão¿
UMA ATIDUDE DE GRAÇA, LIBERAR POR COMPLETO, SEPARAR DO QUE PRENDE.
Atitudes de Perdão na vida de José: Após ser vendido pelos irmão e passar por tudo o que passou perdoou-os e ainda serviu a todos. Gn 37 – 48. 
Atitudes de perdão na vida de Estevão: Atos 7: 60
Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção.
A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32)
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13)
Quantas vezes devemos perdoar 
(Mateus 18.21,22). Se a Lei determina um número de vezes para perdoar, o Evangelho de Cristo não determina números, determina a aplicação do amor em grau infinito.
Condições para recebermos perdão
Perdoar para ser perdoado é o ensino de Jesus:
“se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6.15).
- Assim também meu Pai celeste vos fará, se no íntimo não perdoardes cada um ao seu irmão (Mateus 18.35).
- E, quando tiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas (Marcos 11.25)..
QUAL O NOSSO MODELO A SEGUIR

JESUS CRISTO