sábado, 10 de novembro de 2012

IEC Passa Três 115 anos de História



























O trabalho Evangélico em Passa Três, sob os auspícios da Igreja Evangélica Fluminense, teve início em 23 de junho de 1891, ocasião em que foi organizada a Congregação. Entretanto, para que nessa ocasião existissem candidatos em condições de serem batizados, cumpre esclarecer que o Evangelho foi anunciado, antes, pelo irmão José Rodrigues Martins, que contribuiu para o aparecimento dos primeiros frutos, que foram os seguintes: Manoel Rodrigues Martins, Maria Júlia Martins, José Francisco Gomes, Deolinda Gomes, Luiz Rodrigues Pereira, Cecília Rodrigues Pereira, Rosa Josefa dos Santos, Cândida Maria de Jesus, Antônio Rodrigues Cruzeiro, Maria Rodrigues Cruzeiro, Manoel José da Silva Palmeira, Rita Maria da Silva Palmeira, Isidora da Silva Palmeira, Carolina da Silva Palmeira, Justina Olinda da Silva Palmeira, Maria Cândida da Silva Palmeira, Francisco Gonçalves Marques, Maria Gonçalves Marques, Francisca Gonçalves Marques, Maria Augusta de Freitas, Manoel Dias da Silva, Arlinda Dias da Silva, Benedito Augusto de Freitas, Pedro de Freitas Aguiar e Francisco da Silva Ganância. Foram estes as primícias do trabalho em Passa Três, que foram Batizados pelo Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Pastor da Igreja Evangélica Fluminense.
Em 1896, tomou conta do trabalho o Rev. Thomaz Collins Joyce. No dia 7 de Novembro do ano seguinte de 1897, foram eleitos os primeiros diáconos, a saber: José Francisco Gomes, Manoel José da Silva Palmeira, Francisco Gonçalves Marques e Manoel Rodrigues Martins, e organizada a Igreja.
Os seguintes pastores trabalharam em Passa Três: Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Rev. Thomaz Collins Joyce, Rev. Antônio Marques, Rev. Walter Cooper, Rev. Joseph Orton, Rev. Jabez Wright, Rev. Manoel Marques, Rev. Fortunato Gomes da Luz, Rev. Manoel Rodrigues Martins Sobrinho, Rev. Salustiano Pereira César, Rev Jonathas Thomaz de Aquino, Rev. Octávio Luiz Vieira (a convite, periodicamente visitava essa Igreja), Rev. Leônidas Júlio de Lemos, Rev.Valdir de Moraes Vidal, Rev. José Pereira da Silva, Rev. Milton Marques, Rev Maurillo Neves Moreira e, atualmente, o Rev. Daniel Marques da Silva.

1886 – José Rodrigues Martins batiza-se na Igreja Evangélica Fluminense e passa a dar testemunho do Evangelho em Passa Três.
Em abril de 1891, o Rev. Salomão Luiz Ginsburg, visitou a congregação de Passa Três em companhia do evangelista Henrique Maxwell Wright e José Rodrigues Martins, que veio a ser o fundador da IEC em Passa Três organizada em 7 de novembro de 1897, a 3ª Igreja Congregacional mais antiga do Brasil
.1891 – Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos, Pastor da Igreja Evangélica Fluminense, realiza os primeiros batismos e funda a Congregação.
1896 – Lança-se a pedra fundamental do primeiro templo.
1897 – O Rev. Thomaz Collins Joyce é o primeiro eleito para pastorear a Igreja. Trabalhou em Passa três de 1895 a 1898. Inaugura-se o primeiro templo em 19 de dezembro que custou à Igreja Evangélica Fluminense vinte e um contos. Organiza-se a Igreja.
1899 – A Igreja Evangélica Fluminense concede à de Passa Três completa autonomia.
1964 – O Primeiro templo rui, é demolido e se inicia a construção de novo templo, com projeto de Edelberto Ferreira de Oliveira, membro da Igreja Congregacional de Cordovil, RJ – A pedra fundamental é restaurada pela Igreja Congregacional de Braz de Pina, RJ e o novo templo embora em obras começa a ser usado.
1967 – O novo templo é concluído, custou doze mil e quinhentos cruzeiros novos e é inaugurado em 25 de novembro.