quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PECADOS DE PENSAMENTO


 O RETORNO À SANTIDADE


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.     Texto Áureo Hb 4:12                     

“A santidade é o centro dos atributos de Deus.  De todas as coisas que Ele é, em essência, Deus é Santo.” Wayne Grudem

“O poder é a mão ou o braço de Deus, a onisciência os seus olhos, a misericórdia as suas entranhas, a eternidade a sua duração, mas a santidade é a sua beleza.” S. Charnock

Para termos uma vida de santidade, precisamos purificar algumas áreas de nossas vidas: 0 primeiro ponto é o Pecado de Pensamento. 

Precisamos começar nossa jornada com a purificação da mente e do coração. O pecado começa no coração e na mente. (Mt 15:19)
Até que seus pensamentos estejam sob controle de Deus, você não experimentará a vida abundante em Cristo. Não é a toa que satanás ataca nossas mentes com pensamentos inapropriados, pecaminosos. O diabo sabe que se ele puder desenvolver fortalezas em nossos pensamentos, ele facilmente nos levará a pecar e a separar-nos do poder de Deus.

A importância de submeter nossas mentes totalmente a Cristo. (Pv 23:7). Em outras palavras, o que você pensa é uma grande parte do que você é!
Para começar sua jornada de purificação, o primeiro pecado a vencer é a dúvida sobre a salvação. Esta dúvida não pode agradar a Deus.
Três verdades relevantes nos textos abaixo:
1 - Muitos do que pensam que são salvos descobrirão que não conhecem a Deus. (Mt 7:22-23);
2 - A salvação consiste em conhecer a Cristo num relacionamento pessoal transformador. (Jo 17:3);
3 - Pessoas salvas têm uma forte certeza sobrenatural da sua salvação. (Rm 8:16).
Se você tem alguma dúvida sobre sua salvação, esteja certo de que Deus quer lhe dar esta certeza. (1 Jo 5:13). Ele não quer você mais nenhum dia sem esta certeza. O evangelho de João foi escrito para despertar a fé – a primeira epístola foi escrita para dar certeza da fé.
Analisando outras áreas importantes de pensamento:
“Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativos todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Co 10:5).
Cuidadosamente e honestamente reflita nos tipos de pensamento que ocupam a sua mente!
- A sua mente está cheia de pensamentos acerca de Cristo ou está consumida com questões terrenas?
- Pensamentos libidinosos, impuros, frequentemente ocupam sua mente?
- Você pensa muito mais em seu trabalho ou lazer do que em seu crescimento espiritual e em servir a Cristo?
- Você tem pensamentos que teria vergonha se outros soubessem deles?

     A memorização das escrituras fornecerá uma arma potente para remoção de pensamentos inadequados.
Cada vez que um pensamento impuro aparecer, você deve substituí-lo por versículo e por oração. (CL 3:1-3). Buscai, pensai. Toda nossa ambição além da morte seria descobrir e explorar as riquezas nas regiões celestiais, (Ef 1:3). Deve ser nossa aspiração.
Jesus e sua obra deveriam ocupar o primeiro lugar em nossos pensamentos e preocupações diárias. Se tens paixão por Cristo, sua mente estará cheia de pensamentos com relação a servi-lo, ( Mt 22:37). Não há muitos deuses, mas um Senhor, que é soberano e sem igual. Devemos a Ele a lealdade que é a base das demais coisas.
Textos: (Sl 1:2; 119: 15-16). Baseado nas escrituras, afirmamos que a vontade de Deus é que cada crente esteja saturando sua mente com versos-chave. Encher a mente com as escrituras não ocorrem por acidente. Você tem que escolher fazer esconder a palavra de Deus no seu coração diariamente. Seu deleite não está nos prazeres deste mundo, mas na Palavra de Deus. (Sl 119:11).
A busca intensa de santidade deve ser a prioridade principal na vida pessoal de todo cristão. De fato, a busca de santidade é uma atitude mental espiritual. A palavra grega “busca”, significa perseguir intensamente ou com paixão. Se alguém está cheio do espírito, haverá uma sede incontrolável de experimentar a santidade de Cristo em cada canto do seu SER. (Rm 12:2). Mente nova.
Faça um compromisso com Deus de estudo e oração, (Jo 15:7); (Fp 4:8).

Meditar:
- O que estou pensando agora?
- Como estar mais próximo de Deus?
- É desejo meu, me apresentar a Deus com mente sã?
Que o próprio Deus, nos faça entender a cada dia seus desígnios para cada um de nós.