sexta-feira, 6 de julho de 2012

PORTADORES DA GLÓRIA DE DEUS



AS RESPONSABILIDADES E OS BENEFICIOS DE TRANSPORTAR A GLÓRIA DE DEUS.
Puseram a arca de Deus sobre um carro novo, e levaram-na da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Quando chegaram à eira de Nacom, lançou Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram. A ira de Jeová se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali pela sua temeridade. Uzá ali morreu junto à arca de Deus. Ficou a arca de Jeová três meses na casa de Obede-Edom de Gete, e Jeová o abençoou juntamente com toda a sua casa. A todo o povo, a toda a multidão de Israel, tanto a homens como a mulheres, distribuiu a cada um um bolo de pão, um pedaço de carne e um cacho de passas. Assim se retirou todo o povo, cada um para sua casa. (2 SAMUEL 6: 3; 6-7;11;19)
Como o nome de nossos pais nos influenciam, desde criança trabalhei com meu pai com pintura de casa e ainda hoje pessoas que trabalhei com o meu pai me chamam pelo diminutivo do seu nome indicando a minha paternidade, diante disso qualquer coisa que eu venha a errar para estas pessoas mancho o  nome do meu pai. Por isto tenho a responsabilidade de em todo tempo honrar o seu nome que foi conquistado com muito trabalho e pensando nisso imagine para aqueles que carregam o nome de Jesus Cristo de Nazaré, sendo chamados Cristãos.
A Arca do Senhor simbolizava a Glória de Deus no meio do povo e os pecados cometidos pelo povo afastou a glória de Deus do seu meio. Davi quando começa a reinar decide trazer de volta a arca para Jerusalém “A Cidade Santa” em gratidão a Deus pelas vitorias alcançadas e no trajeto da casa de Abimadabe até Jerusalém algumas coisas acontecem que quero destacar.
A FORMA EM QUE A ARCA FOI TRANSPORTADA: Deus ordena a construção da arca, uma caixa de madeira com 75cm de altura por 1 metro de comprimento revestida em ouro com argolas laterais, a tampa ou propiciatório feito em ouro maciço com dois querubins um de frente para o outro com o objetivo de guardar: amostra do MANA que caiu do céu, a VARA DE ARÂO que floresceu e as TABUAS DA LEI entregue a Moisés no monte Sinai. Deus ordenou que fosse feito varais e que a arca fosse transportada nos ombros dos sacerdotes, a símbolo da glória de Deus era pra ser transportada nos ombros de homens santos.
APLICAÇÃO: Não podemos viver a vida cristã de qualquer forma temos a responsabilidade de viver uma vida segundo o Senhor nos instrui, dentro desses padrões:
a)      UMA VIDA SANTA
ORAÇÃO, JEJUM E SANTIDADE.
b)      PAUTADA NA PALAVRA DE DEUS
SEGUINDO O QUE DEUS DETERMINA, SE OS ISRAELITAS TIVESSEM SEGUIDO A PALAVRA NINGUEM TERIA MORRIDO.
c)      UMA VIDA DE TEMOR QUE LEVA A UM TESTEMUNHO CRISTÃO.
FRASE: NUNCA OLHE PARA O QUE OS OUTROS PRECISAM MUDAR, OLHE PARA DENTRO DE SI BUSCANDO A SUA TRANSFORMAÇÃO, ASSUMINDO AS SUAS RESPONSABILIDADES.
Davi ao saber que a arca deixada na casa de Obede Edon o fazia prosperar decide preparar um corejo para busca-la se reúnem e dessa vez fazem da forma que Deus determinou por sua palavra. Quando trazemos a arca do Senhor para nossas vidas temos os benefícios desta escolha, e dentre os muitos benefícios quero destacar.
a)      TER A SUA CASA ABENÇOADA
b)      ESTAR O TEMPO TODO NA PRESENÇA DO REI
c)      REGER OS CÉUS COM SEUS LOUVORES E SUAS OFERTAS
d)      ENTRAR NA CIDADE SANTA
Somos comissionados a cumprir as determinações que Deus deixou em sua palavra, um verdadeiro mapa que nos guiara ao céu, temos responsabilidades a serem cumpridas, mais temos também nossos privilégios, o de termos uma CASA ABENÇOADA “Crê no Senhor Jesus e será salva tu e toda sua casa”, “o que é santo santifica o que não é”, tem o privilégio de ESTAR O TEMPO TODO NA PRESENÇA DO REI “Não te deixarei, não te desampararei...e eis que estarei convosco até a consumação do século”, tem o privilégio de REGER O CÈU COM SEUS LOUVORES  “Deus habita no meio dos louvores”, e o mais esperado, ENTRAR NA CIDADE SANTA “a Jerusalém Celestial a cidade das moradas do meu deus”.
O que podemos dizer vale a pena ser portador da glória de Deus.  


Pastor Sebastião Luiz Chagas