segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Igreja de autoatendimento” para várias religiões é instalada na Inglaterra


Na cidade de Manchester, na Inglaterra, um projeto da Universidade local instalou um “templo automático”, local similar a uma cabine de fotografia onde as pessoas podem realizar suas orações.
O projeto é liderado pelo artista alemão Oliver Sturm, e sob o nome “Pray-o-Mat” oferece gratuitamente uma cabine de fotografia adaptada para os fiéis utilizarem como local de suas orações. A “igreja automática” tem 300 orações pré-gravadas em 65 línguas e, apesar de ser gratuita, tem um compartimento que recebe moedas e notas caso algum usuário queira fazer doações.
Segundo reportagem do “Daily Mail”, o equipamento é uma espécie de igreja de autoatendimento e está disponível para fiéis de várias religiões: cristãos, muçulmanos, budistas, hinduístas, judeus (incluindo os ortodoxos) e seguidores da cientologia, além de oferecer canções de devoção aborígine e até bênçãos vodus.
De acordo com o jornal O Globo, pesquisadores afirmam que “espaços ecumênicos do Reino Unido são ‘manifestações de tolerância e pluralismo’ em uma sociedade caracterizada pela fragmentação”