terça-feira, 24 de julho de 2012

ESBOÇO DE MENSAGEM MINISTRADA NO DOMINGO


 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.  Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. (Hebreus 10: 35 – 39)

Hoje os meios de comunicação declaram o aumento do numero de evangélicos no país o maior numero de templos sendo construídos, todos estes resultados alegram o nosso coração e com certeza os céus estão em festa mas uma coisa deve ser observada, quantas pessoas tem abandonado a fé salvadora, desviando-se do caminho.
O livro de hebreus foi escrito a judeus messiânicos com o propósito de firma-los na fé, mostrando o ministério sacerdotal de Cristo e a suficiência do seu sacrifício. Quando lemos os versos acima citados algumas coisas nos chamam atenção e estes alertas que quero destacar:
1º Não perca a confiança vv 35 -   O povo que estava debaixo da promessa do retorno de Jesus estava começando a ficar desesperançoso e alguns ao ponto de abandonar a fé salvadora em Jesus Cristo. Nos dias atuais quantos tem perdido a esperança tem abandonado a fé afastado da promessa, escolhendo os prazeres desse mundo. Quando Jesus nos chama a manter a confiança é por não ser uma vã confiança mais uma confiança com recompensa como ele nos fala em Mateus 5:12 “Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós”.  
2º  Perseverança com Objetivo vv 36:  É fundamental para  a vida Cristã o perseverar, pois grandes são os desafios que enfrentamos em nossa progressão no evangelho e para aqueles cristãos que eram perseguidos os desafios ainda eram maior, na história vemos muitas pessoas que começam bem na caminhada com Cristo, mas quando chegam as provas faltam-lhes força para perseverar e acabam abandonando a fé então deixo para você esta palavra “DESITIR NUNCA”.
3º Fazer a vontade de Deus vv 36: Tem muitos pregadores espantando o povo dizendo que a “vontade de Deus dói”, uma heresia diante da palavra de Deus que diz “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Quem faz a vontade de Deus alcança a promessa e quando olhamos o capitulo 11 ele trás o exemplo de homens que perseveraram realizaram a vontade de Deus e alcançaram a promessa.
4º O que há de vir virá vv 37:  A proximidade da chegada de Cristo, alguns estudiosos dizem que a bíblia aponta 118 sinais para o retorno de Jesus, dentre os sinais alguns se cumpriram de forma total e outros de forma parcial faltando o mínimo para o cumprimento, quando ligamos a televisão ou lemos um jornal vemos de uma forma plena o cumprimento das escrituras e que é um alerta “JESUS ESTÁ AS PORTAS” então precisamos mantermos firmes pois o que “há de vir virara”.
5º O justo viverá da fé vv38:  O autor faz citação do livro de Habacuque capitulo 2:4, que narra a historia de um momento difícil na historia de Israel, quando Deus decide a cerca do juízo para o povo, mas que o justo vivera pela fé, hoje não é diferente a fé nos conduzira ao céu de glória para com Jesus morarmos, mantenha sua fé e como diz no verso 39, nós não somos dos que retrocedem e sim dos que seguem em frente.
Para finalizar esta mensagem quero deixar a seguinte orientação
DESISTIR NUNCA
RETROCEDER JAMAIS
AVANÇAR SEMPRE
RECUAR SÓ PRA TOMAR IMPULSO