sexta-feira, 22 de junho de 2012

Princesa Rejeitada



E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.  Introduziram, pois, a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos. Depois repartiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e um bolo de passas. Em seguida todo o povo se retirou, cada um para sua casa. Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer. Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte.
                                                                                                           2 Samuel 6: 14 -23

A bíblia é cheia de figuras, símbolos e tipos e como estudantes da Palavra de Deus devemos cuidar para não excedermos na interpretação bíblica. Quando nos deparamos com esse texto bíblico vemos a história do retorno da arca de Deus a Israel, um momento de muita festa em que o Rei Davi se alegra junto com o povo, dança diante da arca em louvor a Deus, entoa cânticos e os sacerdotes fazem sacrifícios, o Rei despe de suas vestes e torna-se um no meio da multidão.
Quando Davi chega em casa alegre com o retorno da arca de Deus que simbolizava a presença de Deus no meio do povo, creio que querendo compartilhar com sua esposa de sua alegria e nesse momento é repreendido por sua esposa, por ter deixado suas vestes reais e portado-se como mais um em meio a multidão.
E diante desse relato quero separar a figura de Davi que buscou a arca de Deus  e trouxe a “glória de Deus” para o meio do povo, a figura de Davi  se assemelha a Jesus que por meio do seu sacrifício trouxe para o povo a glória de Deus que não veio ao nosso meio por sacrifícios de cordeiro e sim pelo seu próprio sacrifício, Davi que recebeu Mical como esposa após vencer  o gigante Golias, Jesus recebeu a esposa igreja após vencer o diabo ressurgindo dos mortos e pagando o preço por nossos pecados, a atitude de Mical fez com que ela fosse rejeitada por Davi e pelo próprio Deus.
Então você igreja do Senhor Jesus não seja como Mical para não ser rejeitado, abrace  a oportunidade de alegrar-se com a glória de Deus em  nosso meio, dance para o Rei e com o rei, pois o sacrifício já foi feito agora é só aguardar o tempo onde todos estaremos unidos na cidade santa adorando a Ele.

Pastor Sebastião Luiz Chagas