quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VENCENDO AS PEOCUPAÇÕES COM OS GASTOS DO INICIO DO ANO



Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.                                                                                                         Mateus 6:31-34

Falar para o pai de família não ficar inquieto com seus compromissos mensais, é complicado, inicio do ano, tantas taxas, impostos, IPTU, IPVA, colégio, material escolar e tantos outros compromissos a serem cumpridos que as preocupações tomam conta de nossa mente e de nosso coração e nesse instante é preciso parar e meditar no que nos diz a palavra de Deus.

O Sermão do Monte dentre os grandes ensinamentos de Jesus, é rico para o nosso viver diário, trazendo situações que lidamos em todo tempo. O capitulo 6 do 25 à 34 retrata bem as nossas preocupações diárias e orientações para vencer esses desafios.

Jesus começa dizendo-nos “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir...”, todas as nossas necessidades listadas no inicio do artigo Jesus simplifica por, “vossas vidas”, e diz para não estarmos ansiosos com o comer, o vestir, o imposto, as taxas a escola..., e fica uma pergunta. Como? E o próprio Jesus responde: “Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?”, Só de estar vivo é uma grande vitória  e Jesus vai a alem apresenta a natureza como obra do cuidado de Deus e nos coloca acima delas, chamando para si o cuidado de nossas vidas, o apóstolo Pedro diz “Lançai sobre Ele toda vossa ansiedade, por que ele é quem tem cuidado de vós”.

Então querido fique tranqüilo quanto as suas necessidades pois ele promete cuidar de todas, desde que cumpramos uma exigência, “buscar o reino e a justiça de Deus em primeiro lugar”,a partir dessa exigência de Deus teremos a tranqüilidade de Deus para vencer os desafios do inicio de ano, encontrando soluções para vencer todos os desafios, pois ele mesmo garante,” todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Vivendo assim o que diz o salmista no Salmo 23   “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
                                                             Pastor Sebastião Luiz Chagas