sábado, 21 de janeiro de 2012

Recebendo a Cura de Deus


Pastor Sebastião Luiz Chagas

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.
                                                                                                        2 Reis 5:1-3

A primeira frase desse capitulo mostra-nos o valor de um homem, dotado de muitos talentos e qualidades, o escritor começa dizendo que ele era CHEFE do exército, tinha responsabilidades, homens ao seu comando, era GRANDE HOMEM, havia adquirido respeito, era VALENTE enfrentava desafios e vencia seus medos, mas com todas essas qualidades havia na vida deste homem um porém, “PORÈM LEPROSO”. Com todas as suas qualidades este homem tinha algo em sua vida que o trazia uma condição vergonhosa, falar em ser portador de lepra no Antigo Testamento é falar de uma vida de isolamento, solidão e vergonha, sendo olhado diferente, mesmo com tantas qualidades não eram suficientes para encobrir sua lepra.
Em meio as campanhas de guerras uma jovem israelita é feita escrava e levada a trabalhar na casa de Naamã e sabendo da enfermidade do seu senhor a jovem faz um comentário “Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra”. Creio queridos que esse comentário acendeu a chama de esperança no coração da esposa de Naamã, que compartilhou com seu esposo, o que levou-o a falar com o rei, pedindo permissão para ir atrás dessa cura.
Diante dessa iniciativa quero compartilhar a cerca de atitudes necessárias para quem busca ser curado.
1)      Acreditar: a bíblia diz que “tudo é possível ao que crer”,  Naamã acreditou na palavra que ouviu daquela jovem que em Israel havia a solução para o seu problema.
2)      Buscar a Cura: a bíblia diz “buscar-me-eis e me acharei, quando buscares de todo coração, ele poderia enviar mensageiros ordenado ao rei de Israel que fosse a síria para curá-lo, mas não queridos, ele foi atrás da cura, saiu da zona de conforto e foi buscar a solução para sua aflição e enfermidade.
3)      Buscar na Pessoa Certa: a bíblia diz que “tudo o que pedires no meu nome receberei”, em sua ignorância ele foi ao rei, mais o rei não podia ajudá-lo, então foi ao profeta, ao homem de Deus de quem recebeu uma ordem.
4)      Obedecer: a bíblia diz que “é melhor obedecer do que sacrificar”, meio que a contra gosto, convencido por seus servos, obedeceu.
5)      É preciso se despir: a bíblia diz que “Tu me sondas e me conhece”, não tem como esconder a imperfeição de Deus, quem quer ser curado precisa expor as feridas.
6)      É preciso perseverar: ele mergulhou sete vezes, não desistiu até que se cumprisse tudo que foi determinado e no tempo certo o milagre aconteceu.
Não é diferente em nossas vidas quando acreditamos no poder de Deus, naquele que opera bem mais que pensamos e não ficamos parados mas buscamos ao Senhor na pessoa do Senhor Jesus, obedecendo tudo que ele nos determina, despindo-nos do nosso eu, da nossa soberba, vestindo-nos de  humildade, perseverando em todo tempo alcançamos o milagre. Naamã mergulhou no rio Jordão seguindo as palavras do profeta, hoje o que precisamos é nos entregar de uma forma completa e nos lavar com o Senhor sua palavra para recebermos a cura.
 Receba a cura do Senhor sobre a sua vida.