sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Projeto de Deus Chamado Família

SALMOS 127:
1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.
3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.


Família é o projeto de Deus para todo homem desde o Éden até os dias atuais, “... deixara o homem pai e mãe e unir-se-á a sua mulher.” E este lindo projeto de Deus vive em constante ameaça ao longo de toda história da humanidade.
Deus estabeleceu parâmetros para uma boa vida familiar, delegando autoridade e papeis específicos a cada membro da família, quando os papeis são invertidos ou desobedecidos às famílias começam a sentir seus efeitos.
O salmo 127 é um cântico de exaltação a Deus no meio da família chamando a atenção para algumas coisas:

1º A importância de Deus no controle das ações familiares: Quando Deus é colocado em primeiro lugar no meio da família as coisas acontecem, os membros da família trabalham e vêem frutos dos seus trabalhos, toda a casa e seus familiares estão debaixo da guarda do Senhor “Pois aos seus anjos ordenará ao teu respeito, Que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11).

2º Deus traz prosperidade, tanto física como espiritual, o hedonismo, que acontece hoje levando a uma desenfreada para satisfação dos desejos da carne, onde o ter é mais importante do que ser, tem levados cristão a jornadas diárias de trabalho que os tem roubado o tempo da família e o tempo de Deus, a importância do trabalho é indiscutível, mais ao homem fiel a Deus ele o prospera, ao homem fiel a Deus ele o auxilia em todas as suas dificuldades, “Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho.
Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4:7-8).

3º A nossa responsabilidade com os filhos é muito grande, pois não são nossos, pertencem ao Senhor. Não criamos os filhos para o mundo, criamos os filhos para Deus, a maior dádiva de Deus ao homem depois da salvação, são os filhos que são herança d’Ele e teremos de dar contas, então queridos precisamos amar, respeitar e ensinar o caminho que devem seguir “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Porque Deus nos pedira conta.

Amado valorize a Instituição Família, dedique tempo e atenção a esposa e os filhos, tenha momentos de dialogo e de lazer, pais sejam amigos dos filhos, filhos respeitem seus pais “para que tudo lhe vá bem e seus dias sejam prolongados sobre a terra”, segundo mandamento de Deus com promessa, Famílias fortes uma igreja forte “Em cada lar uma igreja e em cada casa A Casa de Deus”.
                                                                       Pastor Sebastião Luiz Chagas