domingo, 1 de janeiro de 2012

Gratidão

Salmos 116
Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR, livra a minha alma. Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. O SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.

O Salmo 116 é um salmo de ação de graças, considerado um dos salmos pascoais, relacionado com a saída do povo do Egito, começa com uma declaração de homem apaixonado por seu criador “Amo ao Senhor”, que entre os motivos do seu amor está a atenção que Deus dispensa no momento em que ele ora.
O salmista faz uma promessa a Deus por essa atenção “Andarei perante o Senhor na terra dos viventes”, andar na presença de Deus, seguindo as palavras de Deus a Abraão “Anda na minha presença e sê perfeito”.
Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? A grande questão do Salmo, “Uma Soma – Todos os benefícios,  Uma divida – Como Pagar, Um problema pessoal – O que farei.
O salmista traz a solução  para essa questão:
1°Beber o cálice da salvação, ser participante da Ceia do Senhor
a)    Em Memória
b)     Em Confiança
c)     Em Comunhão
d)    Aguardando Seu Retorno
e)     Em Obediência
2°Invocando Seu Nome
a)    Em oração
b)     Em Suplicas
3° Andando em Sua Presença Servindo -O
a)    Em Santidade
b)     Pagando seus votos
c)     Na Igreja
d)    Na Cidade
e)     Louvando o Senhor.

Que Deus abençoe sua vida para 2012 “Em cada lar uma igreja, e em cada casa “A Casa de Deus”.
Mensagem Ministrada no Culto da Virada  
                                                                    Pastor Sebastião Luiz Chagas