quinta-feira, 7 de julho de 2011

"ORAÇÃO"

Jesus Cristo, sendo o perfeito Filho de Deus, nunca se apartou do Pai pela oração, deixando-nos o forte exemplo a ser seguido. Cristo orava por necessidade da comunhão com o Pai, pois Ele era humano, porém sem pecado. Mesmo sendo Ele santo sentia essa necessidade de contato com o Pai.
Hoje nós estudaremos sobre a oração, suas causas e conseqüências.
1. Causa:
* A causa da oração é a nossa necessidade de ter contato com Deus e uma comunhão mais intima com Ele.
2. Conseqüências:
* Positivas ! quando oramos temos mais comunhão com Deus, conhecemos seus preceitos e vontades, seremos mais obedientes, e nossa vida será mais para a glória dEle a cada dia.
* Negativas Pela Ausência de oração ! quando deixamos de orar, ficamos distantes de Deus, sem ouvir os seus conselhos e sem sentir sua presença, conseqüentemente, ficamos fracos para enfrentar as dificuldades do dia a dia .
I. Primeira oração mencionada.
GÊNESIS 4:26, "E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR"
II. A oração é ordenada
FILIPENSES 4:6, "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."
COLOCENSES 4:2, "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;"
MATEUS 26:41, "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."
A. A oração dos santos é preciosa
APOCALIPSE 5:8, "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
B. Quando oramos temos a ajuda do Espírito Santo
ROMANOS 8:26, "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."
C. Devemos orar pelos amigos e também pelos inimigos
- Aos amigos:
Ap. Paulo (carta escrita aos efésios) - EFÉSIOS 6:18, "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"
- Aos inimigos
Estevão (quando morria apredejado) - ATOS 7:60, "E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu."
Jesus (quando estava sendo crucificado e os guardas tiravam sorte de suas vestes) - LUCAS 23:34, "E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."
Jesus (falando do amor ao próximo) - MATEUS 5:44, "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"
É muito confortável orar pelos amigos, pelas pessoas que nos agrada e nos ama. Mas, como vimos a cima, é de suma importância orar também pelos inimigos "...para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." . Não podemos deixar problemas pessoais interferirem em sua comunhão com Deus. Não é bom que o cristão tenha inimigos. Mas, se alguém disse mal de você, te magoou, te humilhou, pisou em você, te perseguiu, ou te maltratou, peça a Deus que ajude-os a superar esse problema, pois temos o conforto em saber que a graça de Deus abundou em toda e qualquer ofensa, em todo e qualquer pecado - " Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" (Romanos 5:20).
Sabemos que essas feridas causadas pelas pessoas, se formam em nosso coração e em nossa mente. O que está na mente o tempo apaga e nós nos esquecemos. Mas o que está no coração, é o que fica, é o que machuca, é o que faz doer e somente o perfeito amor de Deus é capaz de curar. Conte sempre com nosso Pai celestial para lhe ajudar nessa luta, pois, com certeza Ele é a única pessoa que está sempre ao nosso lado seja qual for a situação ou ocasião. (Isaias 41:10 e 13)
II. Exemplos de orações respondidas.....Click Aqui e Leia Todo Estudo

Autora: Irmã Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos
ibicatanduva@terra.com.br
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br