terça-feira, 21 de junho de 2011

SAINDO DO DESERTO (Marcos 5:25-34)



Esta é a história de uma mulher em que o relato bíblico não registra o nome. Jesus está indo à casa de um homem famoso, importante de nome Jairo. Entretanto, no meio do caminho uma anônima é visitada pela graça curadora de Jesus!
De acordo com a Lei judaica, uma mulher no período menstrual era considerada impura. Esta mulher foi assim durante 12 anos; sempre marginalizada!

QUAIS AS LIÇÕES QUE ESTE EPISÓDIO TEM PARA NOS ENSINAR?

1º) (v. 26) Ela gastou tudo o que tinha, sem nada aproveitar.
   Uma procura constante, sem encontrar. Vocês já tentaram de tudo queridos(as) e, ...nada! Amados(as), sem Jesus, nada vai se aproveitar. Jesus, Ele é o único que pode mudar sua vida! Sua busca se esgota em Jesus. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permaneceres em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7).

2º) (v. 27) Como essa mulher chegou a Jesus? Ouvindo a fama de Jesus.
   Queridos(as), vocês têm sido portadores de Boas Novas? O Jesus que foi apresentado a essa mulher não foi um Cristo em feições afeminadas, que ainda está preso numa cruz, de rosto caído. Caso contrário, esta mulher não iria atrás de Jesus. Essa mulher estava à beira da morte, mas criou forças para ir ter com aquele que está descrito pelo profeta: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5) – (Apocalipse 1:13-16).

3º) Essa mulher exercitou a fé. “De fato, sem fé é impossível agradar, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).
Ela estava no leito, à beira da morte. Ela poderia dizer: que bênção é esse Jesus! E continuar deitada. Entretanto, ela se levantou (v. 28) Veja a conseqüência de uma atitude de fé (v. 29a).

VEJA AS TRÊS ATITUDES DE SUPERAÇÃO DESSA MULHER:

a)      Venceu o preconceito da sociedade; ela era considerada imunda.
b)      Ela teve que superar a multidão que estava à volta de Jesus.
c)      Ela interrompeu o curso da história de Jesus, pois Ele não estava ali para curá-la, mas estava indo à casa de Jairo. Ela foi abençoada porque creu e tocou em Jesus!


QUESTÕES PARA REFLETIR:

a)      Quando estamos enfermos ou fracos, espiritualmente falando, o que devemos fazer com base em Tiago 5:14-16?
b)      Para quantas pessoas você já falou de Jesus com uma motivação?

                                                           Pastor Luiz Eduardo dos S. Silva