quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eu Preciso Mudar (Eu Preciso Mudar não o Outro)


No sábado 14 de maio, ministramos a casais no tema “Eu preciso Mudar” (Eu Preciso Mudar não o Outro), e como toda palavra ministrada nos leva a grandes reflexões, abordamos algumas áreas do relacionamento marido mulher que precisam passar por uma transformação, pois, está em crise. Em meio às crises somos tendenciados a buscar culpados ou justificativas, nunca queremos assumir nossos erros, declarar que errou, e que só através desse reconhecimento, buscar o caminho certo no relacionamento.
O homem é o mestre da desculpa, foi assim no jardim do Edem, quando o diabo tentou a mulher levando-a comer do fruto proibido e dando ao seu esposo que quando questionado por Deus: “foi à mulher que tu me destes”, desculpas para justificar atitudes erradas. Eu Preciso Mudar.

A bíblia traz um padrão para o casamento, por mais que, se queira implantar outro padrão, Deus deixou claro, “homem e mulher” “unidos, formando uma só carne”, deu a cada um suas atribuições, mulher sendo submissa e o homem amando-a, como Cristo amou a igreja, pronto para dar a vida por ela. Entendo com isso que casamento é um relacionamento de satisfação mutua, onde um se entrega para o bem estar do outro, diante disso posso dizer que “não me caso para ser feliz, mais para fazer meu conjugue feliz”, Será que: Eu Preciso Mudar?

Aprendo que casamento não é como aquele apartamento que acabamos de comprar, só mobilhar e pular pra dentro, casamento é mais como um terreno, que precisa ser trabalhado e construído passo a passo, “casamento não vem pronto”.
O homem precisa aprender a dar mais atenção, quando a esposa fala, a esposa precisa aprender que dialogo são os dois falando e abrir espaço para isso, o homem precisa aprender a falar mais, a esposa precisa aprender a calar-se mais. “Eu Preciso Mudar”.

O homem precisa aprender que a esposa não é a escrava da casa, a esposa precisa aprender que home não é banco, o homem precisa ajudar sua esposa em suas atividades domestica, a esposa precisa ajudar o esposa na administração financeira. “Eu Preciso Mudar”.

A criação dos filhos não é responsabilidade só da esposa ou só o esposo, é dos dois, não criamos filhos para o mundo criamos filhos para Deus, ensinar a bíblia, conduzir a igreja é responsabilidade do pai, do sacerdote do varão. O homem precisa apender a não lançar essa responsabilidade sobre a esposa, à esposa precisa aprender a não intimidar o filho, “vou contar pro seu pai”, e assumir sua autoridade dada por Deus. Um não pode retirar a autoridade do outro, ou perder tempo brigando por filhos, filho cresce casa e vai embora, e aí? “Eu Preciso Mudar”.

Dialogo é fundamental para o sucesso no casamento, através do dialogo o casal apara as arestas, encontro o ponto certo para uma convivência feliz e harmoniosa. De uma coisa tenho plena convicção:

Eu Preciso Mudar (Eu Preciso Mudar não o Outro)

Deus Abençoe o Matrimonio
28/05 - Palestra Para Casais IEC Água da Vida  

                                                                          Pastor Sebastiao Luiz Chagas