segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O poder destruidor da fofoca


A fofoca tem um poder tão destruidor que pode levar à morte de muitas pessoas. Podemos ler, na Bíblia, em I Sm 21.1-9 e 22.9-19, um fato que demonstra bem essa realidade. A fofoca costuma ser definida como o ato de falar mal de uma pessoa que não está presente com a intenção de destrui-la ou de fazer com que os outros tenham um conceito negativo dela. A informação dada na fofoca pode ser verdadeira, falsa ou aparentemente verdadeira. De qualquer forma, o objetivo é sempre denegrir a imagem de outra pessoa.
A fofoca tem a característica de se espalhar muito rápido e tem muitas consequências negativas: estraga a reputação de uma pessoa; afeta a imagem de uma família, de uma igreja, de uma instituição ou empresa; atrapalha as relações interpessoais; e destrói o empenho e a boa-vontade das pessoas no ambiente de trabalho.
Como fazer, então, para se livrar da fofoca. É importante seguir os seguintes conselhos:

1. Não fofoque (Tg 4.11)

2. Não ande com quem fofoca (Sl. 1.1)

3. Não participe de conversas com fofoca (1 Tm 6:20)

4. Se ouvir uma informação que você acha que é fofoca duvide, avalie quem está falando, qual a informação, e contra quem está falando. Não encoraje a fofoca (Cl. 3.8).

Em Mateus 1. 18-21, lemos uma das recompensas por não fofocar. Deus precisava escolher alguém para cuidar de Seu Filho e optou por José, por que ele era honrado e escolheu não fazer fofoca sobre Maria. O que nós aprendemos com a história de José? Se o nosso caráter é tão bom que nós nos negamos a fazer fofoca, Deus pode nos chamar para ministérios grandiosos. Deus não vai dar algo tão precioso para alguém fazer, se a intenção da pessoa é destruir os outros com a fofoca

Texto: Provérbio 6:16-19

FONTE: http://ibccaxias.wordpress.com/2009/08/05/eu-contra-voce-e-voce-contra-mim/



Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina: (17) olhos altivos,
Língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; (18) coração que maquina projetos
Iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; (19) testemunha falsa que profere
Mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.